📓 Cabinet of Ideas

Qual É O Meu Trabalho Revisão De Papéis E Responsabilidades – Julho 2024 – Vida Organizada

Qual é o meu trabalho? Revisão de papéis e responsabilidades – julho 2024 – Vida Organizada #

Excerpt #

Todo mês, eu gosto de fazer uma revisão do meu mapa mental com papéis profissionais e responsabilidades, e essa revisão de julho foi importante porque estou em meio a mudanças significativas.


Todo mês, eu gosto de fazer uma revisão do meu mapa mental com papéis profissionais e responsabilidades, e essa revisão de julho foi importante porque estou em meio a mudanças significativas.

Meus papéis continuam essencialmente os mesmos, mas fazer essa revisão me permitiu pensar em cada um deles com mais significado.

Eu tenho me sentido bastante aliviada depois de ter tomado a decisão de voltar a trabalhar sozinha. Ainda existem algumas pendências a serem finalizadas pelas pessoas que trabalham comigo, que vão até setembro e depois até janeiro, mas só de me sentir mais tranquila já muda completamente a maneira como eu encaro o meu trabalho. Quando eu penso em como sofri e me senti infeliz nos últimos três anos porque, com a demanda aumentando na empresa, eu achei que deveria deixar o fluxo natural seguir e contratar mais pessoas, ter novos processos etc, conciliando com um doutorado… eu fico me perguntando por que não segui a minha intuição desde o início.

Nunca vou me esquecer de uma reunião de planejamento que realizamos em equipe há alguns anos quando, mediante minha proposta de voltar a produzir mais conteúdo diariamente, uma pessoa chegou a ter um “surto” porque não queria que eu me sobrecarregasse fazendo tanta coisa. Que eu tinha equipe agora e que não precisava fazer esse tipo de coisa. Naquele exato momento, eu me lembro de pensar: “você sabe por que você sempre gostou do Vida Organizada esses anos todos? foi justamente porque eu fazia isso que você acha que eu não devo mais fazer agora”.

Eu não acho que o meu erro tenha sido acreditar, contratar e investir em pessoas. Isso nunca é um erro. Acredito que as coisas acontecem como têm que acontecer, e que tudo no final das contas se torna experiência de vida. Mas o fato é que o Vida Organizada é uma experiência pessoal. Destrinchar essa experiência em outros formatos, como cursos, mentorias, livros, é uma coisa. Tentar transformar a experiência pessoal em um produto é outra, e foi horrível. Ouvir os outros é bom. Delegar atividades também. Mas ouvir a mim mesma foi o que fez o Vida Organizada ser o que é, e eu nunca deveria ter deixado de me ouvir. Eu sempre tive uma postura de humildade e de querer aprender com os outros e aceitar sugestões, mas na real eu não posso ignorar o meu feeling de ter criado este negócio.

Voltar a ver o Vida Organizada como o meu blog pessoal e lembrar que, antes dele, tem a Thais, me permitiu olhar para o meu trabalho com um pouco mais de leveza. Eu não quero deixar o GTD de lado. Eu quero falar mais sobre Holacracia. Produtividade Compassiva é a minha tese mas também uma teoria a ser desenvolvida em décadas. O meu lance é estudar e me especializar em produtividade. Ponto. Isso inclui o Vida Organizada mas inclui outras facetas também. Que bom retomar tudo isso.

Como eu comentei em outro post, há alguns dias, eu tenho ressignificado o blog, mas não apenas ele mas todos os meus canais. Newsletter, YouTube, Facebook, Linkedin. O que faz sentido em cada um, sabe? E isso tem me ajudado a criar um conteúdo mais legal, mais alinhado, mais significativo. Resgatou minha alegria de criar e trabalhar. Eu tinha perdido. E não era por falta de amor ao trabalho, mas por detestar a configuração que eu coloquei a minha empresa a partir de determinado momento.

Mais do que ser empresária, eu me considero empreendedora, porque corro atrás das coisas, das soluções, crio ideias novas. E eu gosto disso. Não gosto de ser a empresária de blazer atrás da mesa de reunião. Eu não sou o Imperador, eu sou o Mago. É sobre o ofício, não sobre dar ordens.

Thais hoje então é:

  • Uma criadora de conteúdo sobre produtividade e trabalho;
  • Uma escritora que também é autora de um método, mas escreve livros, textos, apostilas, faz revisões técnicas e traduções de textos sobre produtividade;
  • Uma empreendedora que busca soluções para melhorar a vida das pessoas;
  • Uma professora que acredita demais no estudo, no aprendizado, no desenvolvimento intelectual, de maneira compassiva, que gosta de ensinar e explicar;
  • Uma pesquisadora curiosa que querer parar o que está fazendo para pesquisar algo novo e escrever mais de 20 páginas sobre um tema de uma única vez apenas porque está empolgada com aquilo.

Essa é a Thais. Ela tem o Vida Organizada, mas ela também tem o GTD, a Holacracia, o budismo, a CNV, o Bullet Journal, a escrita de diários, pintura, criatividade, música, moda, comportamento, sociologia, política. E é necessário se permitir expressando quem se é em seu próprio trabalho, para aproveitar esse privilègio.

Uma nova era por aqui, meus amigos.

You may also like #

Organizando: nova temporada na Europa #

Resumo do Mês – Julho 2024 #

Organização e planejamento de aulas: como eu faço #

Written by Thais Godinho #

Autora do Método Vida Organizada, criou este blog em 2006.

16 comments #