(14) Post Linked in Akita Sobre a Fala Da Febraban
(14) Post | LinkedIn #
Excerpt #
Attention screen reader users, messaging items continuously update. Please use the tab and shift + tab keys instead of your up and down arrow keys to navigate between messaging items.
Todo mundo me marcando nisso pra eu comentar.
Quer saber? Ele não está errado. Sendo eu da “TI” sinto muito que pessoas de fora da TI nos vejam dessa maneira. Pensa, você nao-programador, ouve povo da TI falando “ágil” pra cá, “ágil” pra lá, mas tudo que pede não sai em menos de 2 semanas, menos de 2 meses. Parece uma piada de mau gosto mesmo.
Eu falei disso neste vídeo: “Esqueça Metodologias Ágeis”.
https://lnkd.in/d7N3bNpa
Pra pessoas de negócio, é realmente melhor, muitas vezes, subir quebrado mas subir cedo. E eles estão certos. Porque toda equipe preciosista de rituais ágeis, demora, e no final sobe com bug de qualquer forma. O cara de negócio pensa: se seguir a burocracia demora 2 meses e sobe com bug, melhor atropelar e subir em 2 semanas com bug também.
O que mais tem em todo projeto é Dívida Técnica, independente da metodologia sendo usada. Especialmente em grandes organizações, órgãos públicos, grandes bancos, seguradoras, etc esse impacto é grande e sentido diariamente.
Porque de um lado o cliente do banco abre reclamação. Daí pra resolver a área de negócio precisa que suba uma nova funcionalidade. Mas TI diz que vai levar 6 meses. Agora peguem milhares de chamados assim, olha o backlog. O cliente final fica com sensação que nada muda e ninguém se interessa por ele. Área de negócio só pode ficar pedindo desculpas. E todo mundo fica frustrado. Essa é a realidade.
O que falta? Que área de TI aprenda um troço chamado “priorização”. Não tem nada que um cara de TI é pior do que priorizar.
https://lnkd.in/dYvHRhfs
Além disso, saber rapidamente ir pra raiz do problema. TI recebe um requerimento e fica perdendo tempo tentando encaixar esse requerimento no processo. Mas o primeiro passo tem que ser sempre quebrar esse requerimento em “coisas urgentes” e “coisas opcionais”.
Agora, defendendo minha área também, povo de negócios muitas vezes sabota, sabendo ou sem saber. Porque atropelar o processo, nos lugares onde ele funciona, adiciona problemas na frente e daí sacrifica a entrega do futuro pra satisfazer a entrega de agora. Pensamento imediatista. Isso tem muito também.
Ou cara de negócio preguiçoso, que não foi atrás de saber todo o problema, vai pedindo coisa picado, nenhum realmente resolve o problema, e tá gastando tempo da TI e depois reclama que TI é lenta.
Como sempre, isso é um problema de liderança. Se área de negócio reclama da TI e TI reclama da área de negócio, os diretores e C-level (CEO, COO, CFO, etc) são FRACOS e INCOMPETENTES.
Porque um líder de verdade ia ver esses dois lados batendo cabeça, puxar a orelha dos dois e falar “vamos RESOLVER isso agora”. E resolver não é band-aid. Resolver é resolver. Porque se repete obviamente não estava resolvido.
Conclusão olhando só esse corte do vídeo, sem ter mais contexto do que isso, eu diria que a liderança da Caixa precisa trabalhar mais.
aprenda mais na playlist sobre gestão: